Discalculia do desenvolvimento: multiplicando o conhecimento para subtrair problemas


A Discalculia do Desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado pela dificuldade persistente e inesperada da aprendizagem da matemática. Os termos persistente e inesperado nos apontam que o quadro tem uma origem neurobiológica, não podendo ser explicado por déficits intelectuais ou sensoriais, práticas pedagógicas ineficientes ou fatores socioeconômicos. Apesar de ser menos conhecida que a dislexia, o transtorno de aprendizagem da leitura, a discalculia tem uma prevalência semelhante. Um estudo do ano de 2016 revela que as taxas no Brasil em escolas públicas são de 7.8% da população em idade escolar.

As principais características que os indivíduos com este transtorno apresentam são déficits na representação e manipulação de numerosidade ou magnitudes, dificuldade de memorização dos fatos aritméticos, além de dificuldades na compreensão e aplicação de conceitos e procedimentos matemáticos. Adicionalmente, encontramos com frequência em crianças com discalculia do desenvolvimento transtornos de ansiedade, uma baixa autoeficácia para aprendizagem e problemas de comportamento.

Ler texto na íntegra:

https://www.pearsonclinical.com.br/blog/discalculia-do-desenvolvimento-multiplicando-o-conhecimento-para-subtrair-problemas/


2 visualizações

R. Piauí, 345, Sala 903 - Santa Efigênia, Belo Horizonte 

Dra. Andressa Antunes: (31) 98427-3487

Dra. Annelise Júlio-Costa: (31) 99232-0718

Dra. Nathália Falconi Cheib: (31)  98797-0599

 

Copyright 2020 Neuropsicoterapia| Todos os direitos reservados